segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Black Mirror - 1x01 - The National Anthem (Series Premiere)

É isso mesmo que eu vi?

   Eu sei que estou ultra atrasado em comentar aqui sobre Black Mirror e que perdi o timing de comentar essa série que considero uma das coisas mais incríveis que já vi. A série inglesa veio do Channel 4 (que depois foi adquirida pela Netflix a partir da terceira temporada) é uma série que tem a mesma estrutura como Além da Imaginação: cada episódio conta uma história totalmente diferente da anterior e tem como "tema central" a relação que a humanidade tem com a tecnologia e realizando uma crítica ao modo de como nós a utilizamos. E por conta de sua grande crítica social que muita gente ficou chocada com os episódios que a série mostrava e achavam que tudo "era muito Black Mirror, meu". RSRSRS

   Confesso que já tinha conhecimento da série bem antes de seu estouro na Netflix acontecer #hipster mas não sei porque nunca escrevi sobre as suas três temporadas por aqui. Preguiça? Falta de palavras pra descrever a série? Tudo isso junto? Enfim, finalmente esses textos irão sair e vamos começando pelo primeiro episódio da série.

   Logo no seu primeiro episódio, Black Mirror já mostrou que não veio aqui pra brincadeira. A história é sobre o sequestro da "princesa" da Inglaterra e que a forma de libertar ela seria do Primeiro-Ministro realizar dentro de poucas horas em cadeia nacional um ato indecente: fazer sexo com um porco na frente das câmeras. Achei a ideia super surreal mas não sei... Do jeito que como foi descrito e do jeito que como todas as situações aconteceram, se isso acontecesse na vida real, seria mais ou menos parecido como foi mostrando no episódio.

   Primeiro com o vídeo do pedido dos sequestradores sendo publicado pelo YouTube e depois eliminado e replicado infinitas vezes, depois com a imprensa fingindo que nada acontecia pra depois, publicarem com urgência. Curti que no início o povo não queria que o Primeiro-Ministro fizesse isso mas depois de outro vídeo com um dedo da "princesa" cortado pra mostrar que o sequestrador não tava de brincadeira, o povo já achou melhor que tudo isso acontecesse porque senão, a merda iria rolar. Aliás, achei bem verdadeiro isso do governo contratar um ator pornô focado em zoofilia pra fazer a cena com a porca usando uma máscara pra colocarem efeitos visuais. Uma pena que a ideia vazou e o sequestrador apelou pra cena do dedo como falei acima.

   Mas o grande momento ficou mesmo pro final com o momento inevitável do sexo com o porco. Foi de um cuidado interessante, com o pessoal dando viagra pro homem, sedando a porca, colocando vídeos pornôs na frente dele e com as emissoras pedindo pra não gravarem isso e usando aquele som insuportável. E bem, a reação minha com a cena era do pessoal nos momentos finais: no início o povo tava só pela zoeira mas no meio pro fim, o pessoal sentia pena e nojo da situação. Mas parar de ver que é bom, nada né? Afinal, estavam presenciando um momento histórico. Depois do final, o homem cumpriu o prometido: libertou a princesa. Mas o que ninguém esperava era que a moça tinha sido solta meia hora ANTES da cena. E. NINGUÉM. REPAROU. NELA. Aliás, ninguém tava prestando atenção pela situação de perigo da princesa. Estavam querendo mais ver a cena obscena mesmo.

   O epílogo de tudo teve um gosto bem agridoce comigo. Claro que fiquei contente em ver que a princesa estava bem e com um bebê a caminho e que a aceitação do Primeiro-Ministro estava mais alta do que nunca. Mas a que custo não é? A vida dele pessoal foi pro ralo. Vide a cena final da esposa dele que sequer quer olhar pra cara dele. Aliás, nem falei sobre a esposa dele que ficou lendo os tweets maldosos sobre ela "agora chupar um pau com gosto de bacon" e coisa do nível mais baixo. Ninguém merecia isso. E fiquei bem surpreso quando descobrimos também que o sequestrador era um artista premiado que fez aquelas atitudes como "um ato artístico" que não deveria sequer ter existido. Ele se suicidando no momento que começa a cena de zoofilia foi bem tenso.

   Enfim, escrevi muito sobre o primeiro episódio de Black Mirror e ainda faltou muita coisa do que queria falar. O que posso resumir em tudo isso é que todos devem assistir isso o quanto antes. O primeiro episódio foi um bom tapa na minha cara. Os minutos mais agonizantes que já vi.

P.S.: Antes que me esqueça, a parte dos jornalistas foi muito boa também. Da mulher ganhando informações exclusivas dando nudes em troca, deles entrando em lugar suspeito pra obterem em primeira mão a informação,...
P.S.S.: Ainda acho que essa cena de zoofilia estará sendo replicada em looping pelos sites pornôs da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário