sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Black Mirror - 1x03 - The Entire History of You (Season Finale)

Quando Black Mirror encontra Dom Casmurro.

   É meu pessoal, mal começou e já acabou a primeira e excelente temporada de Black Mirror. Três episódios, três delicinhas que me deixaram preso na tela. E dessa vez, irei falar bem pouco sobre esse terceiro episódio por particularmente, não ter curtido muito ele.

   A ideia dele nasceu genial. Um mundo onde a humanidade tem a tecnologia que é capaz de gravar e armazenar tudo o que nossos olhos observam e poder rever isso e mostrar pra todo mundo. Claro que isso ajudaria em muitas coisas para todos nós, ajudar a tirar dúvidas, até mesmo em resolução de crimes e tal... Mas também pode mostrar coisas que não queremos saber. E nisso que a história do episódio mostra.

   Somos apresentados ao casal Liam e a nova Doctor Ffion, um casal normal que num jantar de amigos, o Liam começa a se encucar com a relação que sua esposa tem com Jonah. Pra ele, a Ffion estava muito atenciosa com o Jonah e estava rindo muito com as piadas dele. Ai o ciúme começou a correr solta e Liam começou a desconfiar de que a sua esposa o traia com ela. Quando chegou nessa parte, não deu pra não pensar em Dom Casmurro. Apenas deu uma repaginada bem moderna e trouxe pra uma realidade alternativa a história da loucura que Bentinho teve quando estava louco de ciúmes ao pensar que Capitu o traia com Escobar. Até mesmo a desconfiança da paternidade da criança isso rolou. Será mesmo que o Charlie Brooker teve conhecimento desse clássico da literatura brasileira?

   Enfim, o que aconteceu era de que o tempo passava, o ciúme do Liam aumentava por conta de algumas incoerências que a Ffion contava. De falar que os dois tinham ficado apenas por alguns dias, depois virar meses,... No fim de tudo, rolou uma feia do Liam com o Jonah que exigiu que o mesmo excluísse todas as coisas que tivesse sobre a Ffion. Depois de excluir, percebeu que na época que a filha de Ffion e Liam foi concebida, Jonah tinha feito sexo com a esposa dele. Achei que foi um "pouco" de baixaria essa coisa do Liam obrigar a esposa a reproduzir a cena só pra mostrar que não usaram camisinha e que a criança era do Jonah e não do Liam. Ai que a história ficou diferente do livro do Machado de Assis, pois enquanto numa obra ficamos em dúvida se houve traição, nesse episódio é definitivo: a traição aconteceu. E termina o episódio com o Liam arrancando o grão a força e depois... tela preta. Não sabemos se o moço ficou cego ou algo grave aconteceu com seu cérebro.

   Por mais que tenha na prática resumido mais do que opinado, ainda repito de ter achado esse episódio de Black Mirror bem mais ou menos. Claro que ainda continua sendo uma boa história e bem impressionante mas pra um fim de temporada, é meio complicado de engolir. Logo logo os textos da segunda temporada serão publicados. Então, beijos e abraços e até mais!

P.S.: Se era pra ser deprimente a cena de sexo do casal, vocês conseguiram com sucesso porque olha... É de uma tristeza gigantesca.
P.S.S.: Tenho dó da amiga deles que teve o grão dela arrancado. Queria saber se ela sofre algum tipo de preconceito por conta disso ou se o cérebro dela ficou danificado pela forma que o grão foi extraído. Pelo que ficamos sabendo, quase que a visão dela foi danificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário